7

REFLEXÕES SOBRE J. KRISHNAMURTI, SUA ÚLTIMA GRAVAÇÃO E O LIVRO DE RADHA RAJAGOPAL & Vídeo curto - J.Krishnamurti - Por que você não muda? Qual seria sua Resposta?

Clique aqui para comentar esta publicação



REFLEXÕES SOBRE J. KRISHNAMURTI, SUA ÚLTIMA GRAVAÇÃO E O LIVRO DE RADHA RAJAGOPAL

Jiddu Krishnamurti

(O escritor espanhol Carlos Silva descreve suas experiências pessoais com Krishnamurti. Ao longo deste artigo ele tece comentários sobre assuntos importantes como: a última gravação do velho Jiddu, o cotidiano das escolas K. e o livro de Radha Sloss sobre o caso de Krishnamurti e sua mãe Rosalinda Raja Gopal.
O autor, no entanto, vai além e analisa a própria história de K. , manifestando uma visão pessoal bastante peculiar e curiosa sobre o fenômeno Krishnamurti . Leitura imprescindível a todos os fãs de Krishnamurti, buscadores e pesquisadores em geral. Boa leitura!)


Reflexões sobre "Krishnaji", a última gravação e outros assuntos
Isto foi escrito em Fevereiro de 1996 em Londres. Tem o significado de um testemunho, sem relação com a moral social ou religiosa. Eu faço isso a partir de um sentimento incondicional de afeto e sem medo do que as outras pessoas possam pensar. Que pode ser lido a qualquer momento, sem perder seu significado. Não é um ataque ou uma defesa.


Um áudio-cassete foi gravado por J. Krishnamurti em Fevereiro de 1986, poucos dias antes de deixar o corpo pela última vez, fato conhecido como morte. O conteúdo total é desconhecido. Apenas alguns estavam presentes e ouviram tudo e então eles decidiram o que os outros não deveriam ouvir. Alguém disse que o que ele expressou era muito triste ... e queria poupar os leitores. Esta negação de acesso livre ... É uma prova de censura? É difícil saber qual foi a mensagem real . Quanto, onde e por quem ela foi censurada, (se é que foi) não sabemos. Algumas partes deste cassete foram publicados.
A declaração gravada por K. parece ter sido a resposta a uma pergunta feita em uma carta de um membro da Fundação K. da Inglaterra. A questão, aparentemente, era: "O que vai acontecer com o extraordinário foco de consciência e energia que está em K., quando seu corpo não mais existir?" A resposta filtrada para o público foi:
Krishnamurti:. "Eu estava dizendo esta manhã, que durante setenta anos aquela super energia … não, aquela imensa energia, imensa inteligência, tem utilizado este corpo. Eu não acho que as pessoas percebam que tremenda energia e inteligência passou por este corpo… é como um motor de doze cilindros. E foi assim por setenta anos , foi um tempo muito longo, e agora o corpo não aguenta mais. Ninguém, a não ser o corpo, foi preparado, com muito cuidado, protegido e assim por diante. Ninguém pode entender o que passou por este corpo. Ninguém. Ninguém alegue entender. Ninguém repito isso:...... ninguém entre nós ou o público, sabe o que aconteceu. Eu sei que eles não sabem. E agora, depois de setenta anos chegou ao fim. Não que aquela inteligência e energia não esteja aqui, todos os dias, e principalmente à noite. Depois de setenta anos, o corpo não aguenta mais. Não pode. Os indianos têm um monte de malditas superstições sobre isto . Que você vai e o corpo fica, e todo esse tipo de absurdo. Você não vai encontrar outro corpo como esse, ou aquela suprema inteligência operando em um outro corpo por muitas centenas de anos. Você não vai vê-lo novamente. Quando ele for, foi. Não há consciência deixada para trás daquela consciência, daquele estado. Todos eles vão pretender ou tentar imaginar que eles podem entrar em contato com isso. Talvez eles possam de alguma maneira, se eles viverem os ensinamentos. Mas ninguém fez isto. Ninguém. É isto ".

A primeira questão que surge depois de ler suas palavras é: K. foi um incompetente? A segunda é: esta declaração foi condicionada pela morfina, com a qual ele estava sendo tratado? Se alguém atua por 65 anos fazendo uma coisa, pode ser médico, engenheiro, professor, ou o que quer que seja, e a pessoa não consegue transmitir nada para os ouvintes, ele é incompetente.

E será que K. foi um incompetente? Por não estar presente e sem experiência pessoal sobre os efeitos da morfina, não posso dizer nada sobre a segunda questão. Presumo que uma droga reveladora não afetaria o estado de consciência K. .. mas uma depressivo-repressiva , provavelmente o faria.

Em segundo lugar, também é necessário perguntar-se sobre a intenção desta Energia super inteligente. O escritor, fez esta pergunta a K., enquanto lavavam o carro juntos em Brockwood Park. De um jeito diferente, eu perguntei a ele em relação à liberdade e autoridade: "Você é um fator de liberdade ou um novo condicionamento?" K. parou o que estava fazendo e arregalou os olhos. Então ele quase os fechou, enquanto arqueava as sobrancelhas. Olhou penetrantemente para mim, depois respirou fundo, tomou um 90: se virou e ficou completamente imóvel durante alguns segundos, sem proferir nenhuma palavra. Ele não respondeu verbalmente, ao contrário, uma forte onda de energia amorosa cobriu-me até que eu senti minhas pernas perderem a força. Continuamos a lavar o carro devagar e em silêncio. Portanto, o amor não tem intenção.

A última gravação das palavras de K. parece indicar que a Energia amorosa e inteligente, sobre a qual ele fala, realmente tinha um programa de condicionamento, como acontecera antes com Jesus Cristo. Krishnaji, de fato, mostrou três condicionamentos gerais para os quais pagou um preço elevado. Provavelmente foi o preço que a inteligência tem de pagar à ignorância, a fim de manifestar-se sem deixar sinais de sua passagem na Terra.
O primeiro condicionamento foi a sua formação de classe alta Vitoriana e a influência das pessoas que o cercaram em seus primeiros anos. O segundo surgiu a partir de sua negação total de seguidores, discípulos e organizações. Sua rejeição definitiva do que tinha acontecido 2.000 anos antes e do que se seguiu desde então, até os dias atuais. O terceiro foi a sua batalha constante contra as tradições indianas com seus gurus, professores, discípulos e, especialmente, toda dependência, obediência cega e submissão.

Como os gurus podem ter alguma importância afinal? Se alguém é um guru real ou falso, isto é um problema apenas para si mesmo. Se o buscador não é um verdadeiro buscador, o que importa o guru? Se o guru é autêntico, então não importa em absoluto se o guru é falso. As únicas coisas que importam é a natureza do descontentamento.

Tentando evitar a repetição do erro antigo e lutando contra o terceiro condicionamento, K. foi obrigado a dizer as coisas de uma maneira muito particular. Ele estava constantemente evitando que esses erros acontecessem de novo e, assim, limitou suas palavras e perdeu a liberdade de nomear “o que é como é”. Ele, assim, caiu numa armadilha auto-criada e gerou muita confusão em torno dele, causou paralisia psicológica e constipação no coração. Sua educação vitoriana o fez profundamente respeitoso com as formalidades e temeroso com "o que diriam se ..." Com estes três condicionamentos dominantes, ele nunca permitiu que as escolas florescessem além de meras cópias de outras centenas de escolas: talvez boas em conhecimentos acadêmicos formais, mas sob o peso de preconceitos, hipocrisia e cinismo. É inevitável que a hipocrisia e o cinismo existam nos relacionamentos e educação?

Quem concluiu que eu esteja criticando ou atacando K. está totalmente equivocado. Estou apenas descrevendo fatos, assim como K. adorava fazer. Quando entrei em contato pessoal com K. em 1962 e, em seguida, a partir de 1971, eu só tinha lido um de seus livros: palestras de 1948 traduzidas para o espanhol como "O conhecimento de si mesmo".


No início do nosso contato, eu não sabia nada de Inglês. Eu tive sorte, porque fui obrigado a prestar profunda atenção ao que estava por trás de suas palavras. Durante suas conversações, eu estava profundamente interessado em saber de "onde" ele falava. Eu estava ciente de todos os movimentos, especialmente de sua língua, que eram muito incomuns e que me ensinou coisas fundamentais. Eu seguia suas mãos como elas gesticulavam, observava o movimento de seus olhos e a forma como ele usava seu corpo. Como eu observava atentamente tudo isso, eu sempre tentava entrar em contato com o que movia K. e o fazia pronunciar o que ele estava dizendo, independentemente do assunto. Eu também prestava muita atenção para a área circundante de seu corpo, e não o próprio corpo.

Conforme o tempo passava eu ​​pude entender Inglês corretamente, não por causa de estudos especiais, mas como um desenvolvimento natural, e por causa da prática acima descrita, desde então suas palavras se tornaram totalmente desinteressantes para mim.

Devido à forma como tudo isso aconteceu, eu nunca estive realmente ligado às suas palavras ou a uma imagem de K.. Para mim K. é um Sentimento, uma Energia dentro do meu coração que é “O Coração”. Um perfume no Coração. Ele sempre esteve lá e nunca parou. Desde o seu desaparecimento físico, essa energia tornou-se ainda mais forte.Consequentemente, eu não aconselho supor ou concluir qualquer coisa sobre minha relação com K. e o que eu escrevo agora. Isto não é literatura.

Para mim, Krishnaji foi o ser mais belo e puro que eu já conheci. Eu duvido que tenha havido outro como ele ou se haverá. A maioria dos krishnamurtianos tornaram-se aprisionados pelo condicionamento de K. e passaram a funcionar como autômatos. Eles parecem robôs humanos agindo “krishnamurtianamente” , corretos ou não, reagindo exatamente como os cristãos ou muçulmanos fazem.

O que significa agir de uma forma Krishnamurtianamente correta? Será que isso significa em conformidade com as expectativas dos gurus-burocratas que estão no poder? Para eles, a palavra “compreensão” é altamente perigosa. A falta de consciência e insensibilidade dos outros torna-se sua tábua de salvação.
Nas escolas K. o dia era totalmente preenchido com atividades programadas. Organizadas nos mínimos detalhes. O medo de lazer e ócio criativo eram profundos. Espaço livre e vazio eram assustadores lá. Cada minuto tinha que ser preenchido com atividades. Havia uma longa lista de coisas proibidas.
Lá, eles adoram as expectativas sociais e o que “deveria ser” e ,ao mesmo tempo, todos krishnamurtianos “não deveriam”.

Uma pergunta óbvia surge: se K. diz neste cassete que durante os 65 anos, em que esta energia maravilhosa vibrava nele, ninguém entendeu o que ele estava dizendo, nem sentiu, nem viveu. Como pode ser possível para qualquer pessoa despertar agora, sem essa Energia e com apenas alguns vídeos ou fitas com todo o condicionamento e limitação terminológica?
A resposta é tão óbvia que não é necessário colocá-la em palavras. Então, qual deve ser a razão para a existência de arquivos, escolas, robôs que agem corretamente e Centros de Estudo vazios? Em 1973, em BP, vendo a inevitável burocracia que foi criada, escrevi uma carta convidando-o a pôr fim à sua relação com as escolas e Fundações. Poucos dias depois ele me disse: "Sabe porque eu faço tudo isso?” “ Na verdade, não”, respondi. Em voz muito baixa, quase um suspiro, ele disse: " Eu sei . Eu sei. Eu faço isso por amor ". A palavra amor foi o fato e ela veio com aquela Energia indescritível, que dissolve toda separação ou divisão.

Por que K. falou por tantos anos, transmitindo uma Energia que não queria ser vivida ou compreendida pelos outros? Por que aquela Energia demonstra grande interesse em manter tudo como sempre foi e um grande respeito pela ordem estabelecida?
Poderia ser possível para qualquer um nessa situação despertar? Não é inveja a força principal em tais condições? Sem CW Leadbeater e Annie Besant, que teve a grandeza de "ver" e descobri-lo, o que teria acontecido com J. Krishnamurti?

Um cristão, um muçulmano, um judeu, diferem muito pouco de um Krishnamurtiano que fez de K. uma autoridade e leva as suas palavras como referência e limites. Pode alterações, modificações, avanços ou retrocessos acontecer só na fantasia? Podemos alterar o que já aconteceu? Qualquer problema que você é capaz de descrever ou nomear, não é mais um problema. Pode alguém modificar no futuro o que já aconteceu no passado? A verdadeira mudança só acontece no presente. É apenas no presente que você pode estar ciente de consciência de ser, e nesse instante você está fora da sala da fantasia. É no presente que o coração bate. Ele não pode bater no futuro, se não está batendo agora.
Para que a consciência do “estar-consciente” surja, você deve cessar todos os seus desejos de alterar ou modificar o mundo-você, e você deve aceitar incondicionalmente sua sentença. Você está condenado a ser como você é e não a ideia que eles venderam a você, que você deveria se tornar algo… que eles possam explorar.

Em agosto de 1929, Krishnamurti dissolveu a Ordem da Estrela, e entre outras coisas, ele disse: "Eu agora decidi dissolver a ordem. Você pode formar outras organizações e esperar alguém mais. Eu não estou preocupado com isso. Nem com a criação de novas gaiolas ou decorações para essas gaiolas. Minha única preocupação é tornar os homens absoluta e incondicionalmente livres".

Quase 65 anos depois deste discurso, ele fecha sua vida com a gravação transcrita acima e deixa uma dúzia de escolas e Fundações K.. Todos eles deveriam, supostamente, viver os ensinamentos e tentar propagar uma mensagem que nunca existiu e que, portanto, é impossível de se compreender e viver? Poucos anos após sua morte, alguns deles começaram a publicar novos livros nunca escritos ou falados por ele. Compilações de frases sobre vários temas, tirados fora de contexto. Um tal livro correlaciona cada dia do ano com um parágrafo ou citação. Eu nunca soube que K. gostava e tinha tanta familiaridade com a astrologia! Seja qual for a intenção das pessoas que tinham a autoridade para fazê-lo ... Eu evito fazer o comentário que merece. Ou, será que é questão de sobreviver a qualquer preço?

Outro conceito básico em suas palestras, desde aquela primeira vez no mesmo discurso em 1929, foi: "Eu sustento que a Verdade é uma terra sem caminho e você não pode aproximar-se dela por nenhum caminho, nenhuma religião, por qualquer seita. Esta é minha visão e eu a defendo absoluta e incondicionalmente ... " Muitas vezes, K. afirmou que não sabia como ele tinha chegado a Verdade. Ele sempre colocou a terra da Verdade separado e longe de tudo. Durante 65 anos ou mais K. tentou, no pobre idioma Inglês e sem sucesso, explicar o significado da Verdade e da Consciência. Para isso ele usou quantidade inumerável de palavras e símbolos. Seu trabalho para separar Verdade e Consciência das possibilidades humanas, foi um esforço sem fim.


A palavra é a rainha corrompida no mundo da dualidade. Isso significa que tudo o que se afirma ou se nega, logo gera o seu oposto. Se é um fato que não existe nenhuma via, nenhuma técnica, nenhum caminho para a verdade, isto torna-se uma via, um caminho em si mesmo. Se você o nomeia, você o transforma num caminho e, portanto, já é um falso ...
Na divina linguagem que é o Espanhol, a palavra verdade, "verdad", não precisa sequer de um dicionário para ser entendido. É formado por dois verbos: "ver" que significa ver, e "dar", que significa dar. Você realmente precisa de alguém para dizer-lhe o sentido da Verdade, então? No caso, é necessário e devido à sua beleza, não vou resistir à tentação de dizer: o significado da Verdade é : “ver é dar. E dar é ver”.

Eu acrescento, se me permitem, que a Verdade não é relativa. Isso não significa coisas diferentes em diferentes culturas ou religiões ou entre as pessoas instruídas ou ignorantes. Onde quer que esteja, a verdade é e sempre será: ver é dar. Entre o ver e o dar, existe o eu-ego discutindo. Calculando. Supondo. O ego-eu faz tudo isso e muito mais, ao afirmar que ele está à procura da Verdade. Mas, como K. disse: " A Verdade é uma terra sem caminhos", você pode deixar que seu ego-eu descanse em paz, porque você nunca vai encontrá-la.

Mesmo se você não tem isso claro agora, é certo não há maneira de viajar em direção a algo que está tão perto de si mesmo, mais perto do que seu próprio sangue. Isto não é um símbolo, uma imagem para transmitir um conceito. É um fato, uma realidade. A verdade não é algo para pesquisar, ou algo distante, além do horizonte. Está muito mais perto do que qualquer outra coisa. A verdade está aqui e agora. Mesmo antes. É necessário estar ciente do antes.

K. também usou muitas palavras tentando explicar o significado de Consciência. Em espanhol é "darse cuenta ". A palavra "dar-se" também é formado por dois verbos. O verbo "dar" (give) e o verbo "ser" (to be). A segunda palavra é "cuenta" e significa atenção, é um espelho verbal. Consciência significa dar-ser. A consciência da consciência ", darse cuenta de Ser siendo", significa “dar atenção ao ser-sendo”.
O Inglês falado não ajudou o meu amado Krishnaji em suas explicações. Nem a Rainha Vitória, nem sua própria luta contra a herança dos gurus e Jesus .

Outro ponto-chave em seus ensinamentos era a sua guerra contra o pensamento positivo. Ele passou a maior parte de sua vida descrevendo os horrores do pensamento positivo e do mundo que ele criou. Ele pretendia, ao mesmo tempo e com igual intensidade, promover a idéia de que no final do pensamento negativo, nós chegaríamos "Àquilo". Esta se tornou uma arma nas mãos de muitos seguidores que usam o pensamento negativo para dominar e submeter os alunos a uma espécie de fome afetiva.
A autoridade do pensamento negativo não é visto como uma autoridade. Agora, que a energia amorosa de K. se foi, apenas conceitos frios e vazios permanecem como condicionamentos. Um grande erro .

O pensamento negativo é a forma budista de descrever o que uma coisa não é para entender o que ela é. Ele não leva a lugar nenhum. O pensamento negativo precisa ser usado na investigação científica séria, mas psicologicamente, quando se lida com a mente humana, a descrição negativa só leva à paralisia psicológica e constipação do coração.

É preciso dizer que tanto o pensamento positivo quanto o negativo devem ser igualmente deixados de lado, sem discriminação. Isto deveria ser feito agora. Neste mesmo instante. Se você tem a força e determinação para fazê-lo, você cancelou todos os seus sistema de defesa. Você ficará totalmente nu e sozinho. Então, o que resta? Somente o ver e o sentir . Entre você e os outros não há conflitos, não há barreiras. Não há tal coisa como proibido ou permitido. Há apenas o ser e o silêncio.

Eu não estou interpretando, eu posso realmente ver e sentir que aquilo que chamamos de vida, a sociedade, os outros, é o seu próprio coração . A maneira que você se relaciona com os outros é o relacionamento que você tem com seu próprio coração.Tudo o que separa você do outro, separa você do seu coração . Sua reação contra os outros é uma reação contra seu coração. Você reage a partir do centro do seu coração, e este é o ar que você respira. Não é um conceito, um símbolo. É um fato real e absolutamente tangível para quem quiser vê-lo. Você pode vê-lo aqui e agora.
Variações sobre o mesmo tema: "Você é o mundo e o mundo é você?", "O observador é o observado?" Ou você não é nem o mundo nem o mundo é você ? E você não é nem o observador nem o observado? No mundo dos opostos, da dualidade, ambas as coisas são verdadeiras e falsas. Verdadeiras se você vivê-las e falsas se você repeti-las.

Tenho a forte impressão de que os três condicionamentos acima mencionados foram assumidos por K., embora eu realmente não saiba. Eu sei que ele tinha o poder e a velocidade mental para impedir que alguém refletisse sobre as suas contradições humanas. Ele era um instrumento muito sensível, tão magnífico e totalmente entregue à Energia Divina que o permeava e que era tangível ao redor dele. Isso era tão forte que tornou-se praticamente impossível para ele estar ciente de seu outro lado humano, por vezes demasiado visível e pobre para os outros.

Eu sinto que é necessário tentar mostrar mais do que a mente vê. Há uma "linha" que separa o certo do errado e isto é marcado pela necessidade. O que é necessário está totalmente fora dos limites de certo e errado. Opostos, dualidade, surgem a partir do desnecessário. A ignorância considera necessário aquilo que não é. Outra fronteira ainda mais sutil entre o certo e errado é a presença ou ausência de afeto e amor. Quando algo é feito com carinho é bom e quando é feito sem ele, é ruim. Por exemplo: se considerarmos o ato sexual, vivido sem afeto, torna-se um hábito, uma rotina, uma fuga, ou uma obrigação. Quando o mesmo ato sexual é feito com carinho e amor, é uma comunhão que pode ser sublime.

Na mente, há um outro problema profundo que surge a partir da longa história das ideias, idealizações, conceitos e preconceitos de todos os tipos que a humanidade produziu. Em primeiro lugar uma ideia é projetada sobre a maneira de como algo deveria ser e, em seguida, começa um enorme esforço para cumprir essa ideia. Desde os tempos da mulher de César, que não apenas tinha que ser decente, mas também tinha que parecer ser assim. Criamos diferentes modelos idealizados e a demonstração constante das virtudes inerentes ao “escolhido” ocupa a maior parte de nossas vidas. Se nós somos políticos, pais ou mães, padres, advogados, veterinários, atletas, todos estão constantemente se guiando por tais modelos. 

Buda, Jesus, Krishnamurti e todos os santos ou seres iluminados, todos eles têm sido sufocados por nossas próprias ideias de virtude ou de outras características que projetamos sobre eles. Uma vez que a fórmula ideal é conhecida, não fica fácil diferenciar o real do falso.

A humanidade sempre tentou criar uma relação entre o que é dito e o que é feito. Ela tentou descobrir a contradição, olhando pelo buraco da fechadura e encontrar algo que invalidasse o que foi dito. Como se as palavras pudessem ter qualquer valor ...

A humanidade tem dado grande valor às palavras. O problema poderia estar escondido dentro disso? Quantas pessoas percebem que as palavras são apenas símbolos usados ​​como uma substituição para os fatos? Quantos estão, realmente, cientes de que a palavra não é a coisa?
A palavra nunca é o fato , quer seja algo material ou mental. É necessário lembrar que a palavra amor não tem nada a ver com o fato de amar? E as palavras liberdade, morte, vida, sofrimento, sexo, ou mesa, nada tem a ver com os fatos que elas representam?
O problema pode surgir ao se dar às palavras um valor que elas não têm? Você é capaz de não nomear? Você pode parar os pensamentos?


Devemos questionar que relação existe entre a Justiça e a estrutura dos julgamentos e decisões jurídicas. Obviamente, nenhum. Que relação existe entre a democracia e o fato de que abandonamos o poder e a liberdade em prol de um outro quando votamos?
Perto de Krishnaji eu poderia sentir em meu coração um amor-compaixão que é impossível descrever. Sua capacidade de fazê-la fluir era tão poderosa que ele parecia fazê-lo sempre que quisesse. O escritor não só sentiu quando estava perto dele, mas às vezes pôde até mesmo ver essa energia em torno de K..

Seja o que for que K. fizesse ou dissesse, mesmo falso ou errado ou ofensivo e violento, esta energia amorosa sempre estava presente e fluindo. Sinto muito por aqueles que, tendo estado perto dele fisicamente, não perceberam ou sentiram tal imensa energia amorosa.


Em 1995 ouvi pela primeira vez que a filha do Rajagopal, Radha, tinha escrito um livro biográfico, no qual ela descreve a relação de sua mãe Rosalind e seu pai com Krishnaji. Eu nunca tinha sequer sabido de sua existência até janeiro de 95 quando eu visitei Elena Greene. Ela não o tinha, e eu saí para comprá-lo, mas no final eu não pude encontrá-lo. Com Elena G. eu tive uma relação de profundo afeto e simpatia desde o primeiro dia quando nos encontramos em Brockwood Park no, início dos anos setenta.

É impossível saber e sintetizar quem foi o pai de Radha e seu verdadeiro relacionamento com K.. Podemos dizer, só para se ter uma idéia, que ele desistiu de sua brilhante e promissora vida de advogado e professor para dedicar-se inteiramente à K. por mais de 40 anos. Ele dirigiu as publicações das obras de K. e organizou tudo o que envolveu sua vida pública. Ele manteve sua palavra dada à Dr. Annie Besant que dedicaria sua vida ao Instrutor do Mundo. É difícil ou impossível saber o que aconteceu e o que os separou.
O maior absurdo que conduz à arrogância é acreditar que se pode saber o que aconteceu entre duas ou mais pessoas. Mesmo sendo uma testemunha, não é possível ter a mínima ideia da quantidade de fatos objetivos e não objetivos, que se juntam em um único instante. Porque esse erro é um dos movimentos mais habituais que a mente humana comete, isto acontece quase inadvertidamente. É a assim-chamada liberdade de opinião.

Um ano se passou até que um amigo na Espanha me emprestou o livro. Como muitas vezes acontece comigo em relação aos livros, não me senti inclinado a lê-lo. Eu raramente consigo ler um livro por mais de alguns minutos por vez. Ao invés disso, devido à sua importância, eu o li em poucos dias com interesse. Eu não tenho dúvidas sobre sua veracidade ...
Melhor dizendo: eu não gastei nem um segundo considerando se o que ela disse tinha acontecido ou não. É irrelevante. Foi-me dito que ele causou confusão entre os krishnamurtianos e que não é bem visto nas escolas de K.. O mais piedoso não quer lê-lo.
"Vidas nas sombras com J. Krishnamurti" parecia um livro ... talvez necessário para preencher as lacunas e áreas escuras nas piedosas biografias oficiais. Um ser iluminado não tem vida privada e não deixa de sê-lo porque ele está bebendo chá, café, vinho ou tendo relações sexuais.
Eu ainda me pergunto como Radha pôde acumular tanto ódio contra Krishnaji? Que oportunidade perdida! Ela também havia mudado e distorcido coisas que somente o ódio pode fazer.

A filha de Rajagopal, escreveu um livro que me fez chegar mais perto de K.. Eu poderia até dizer que isso me fez entrar em contato mais profundo com K.. Muito mais do que eu já tinha sido antes e mais do que eu poderia ter sonhado ser possível. Muitas pessoas pretendem se relacionar com a vida através de imagens e idéias. Para elas, o K. descrito em seu livro é um engano. A imagem que eles tinham de K. foi quebrada. Graças a Deus isso aconteceu.

Aqueles que leram "O Quarto Movimento" terão uma visão mais completa de K. e talvez eles descobrirão outras maneiras de se relacionar com Krishnaji.
K. era um incompetente? Aqueles que se escondem dentro de sua sala de fantasia, são prisioneiros da segurança proporcionada pelo seu sistema de defesa. Será impossível para tal pessoa se relacionar com uma outra. Nem mesmo com seu próprio eu. Na sala de fantasia só pode existir conflitos e contradições. Você já teve um relacionamento com K.? Você já esteve fora do seu próprio quarto de fantasia, consciente do seu eu? Se você nunca esteve fora de sua própria sala de fantasia, e você tem a honestidade de admitir isso então, talvez, seja possível ver o seguinte: que você está constantemente nele, inventando histórias de todo tipo e através de sua repetição, você está finalmente convencido de sua veracidade.

Quem já teve um relacionamento com K. pode responder à pergunta da forma que quiser. O que significa estar em relação com alguém ou alguma coisa? De dentro da sala de fantasia só pode existir dependência e algum pequeno intercâmbio de prazer-dor, exatamente como prisioneiros numa prisão podem ter alguma troca através das barras da cela.

Para o escritor, Krishnaji definitivamente não era um incompetente. Ele foi um Mestre da mais indescritível eficiência. O que em algum momento da minha vida eu considerei ser suas falhas, suas limitações e seus mal-entendidos descobri, mais tarde, que eram meus. Sua passividade, por vezes exasperante para mim, apenas escondiam uma sabedoria infinita. Também é verdade que alguns de seus assim-chamados funcionamentos humanos, visto de dentro da sala de fantasia, muitas vezes pareciam contradizer o supracitado. Dentro da sala de fantasia nada pode ser justificado ou contrariado. Contradizer: dizer algo contra si mesmo.

Na página 300 do livro de Radha, ela afirma: "... Uma dia a história vai revelar tudo, mas a divisão no próprio Krishnamurti lançará uma sombra muito escura sobre tudo o que ele disse ou escreveu" e, em seguida, ela faz uma pergunta hipotética : "Porque a primeira coisa que os leitores vão dizer é: se ele não pôde viver, quem pode?" Que extraordinária arrogância!
A história nunca revela a realidade ou eventos como realmente aconteceram. É simplesmente impossível. É simplesmente um absurdo. Apenas disposição comercial .

Esta é a "confissão" e a aceitação de Radha por ter sido incapaz durante toda sua vida de sentir amor em seu coração e, portanto, ter sido incapaz de sentir o amor que fluía de Krishnaji. Ela deveria ter sentido isso mais do que qualquer outra pessoa, quando se pensa na quantidade de tempo que ela passou em seus braços desde o nascimento. (?)
Assim, a pergunta: "se ele não pôde vivê-lo, quem será capaz de fazê-lo?", não é uma questão real e como afirmação não faz sentido.
Ela reconhece, sem fadiga nem senso do ridículo, que ela é uma mulher feita de madeira. "Invasão dos ladrões de corpos??

O amor é sentido por quem ama. Quem ama não é o amor. Quem sente isto é instrumento do amor. Como o violão é o instrumento da música, mas não é a música ... e sem uma guitarra não há música. Sem o instrumento, não há o sentimento do amor e nem a música pode ser ouvida. O amor é sentido por aquele que ama, e se você estiver esperando por outra pessoa para te amar, você perdeu o trem da vida. Sra. Radha, em seu ardente desejo de defender seus pais e desacreditar Krishnaji, perdeu um link: sentir o amor.
Sinta o amor amando agora. Outras coisas são contos de fadas. Ângulos, pontos de vista, perspectivas, são sempre muito incompletos e pequenos embora eles pretendam expressar o todo. Quem quer que tenha força igual a K. e ser simultaneamente a totalidade e absolutamente nada, pode ter tantas personalidades quantas deseje ou precise.O que realmente marca a diferença é o que ele transmite. A amorosidade que estava em K. nunca o abandonou, não importa a sua personalidade no momento. Ele teve, por vezes, que assumir o comportamento de alguém, mas transitoriamente e por algum propósito.
Quando alguém não é capaz de ser ao mesmo tempo o todo e o nada, cai prisioneiro do ego-eu. Alguém tenta com desespero mudar de marcha e ir para a frente e para trás. Para trás e para frente. Sim e não. Sim, mas não. Não, mas sim. Dúvidas sem fim em que se finge se decidir, o que já foi decidido: não ser. O ego-eu divide o “ ser”, em “ser ou não ser” e Shakespeare tornou isso famoso.
Mas, acima de todas essas descrições, Krishnaji assim como Jesus, é um sentimento no coração e não é uma idéia ou uma soma de conceitos.


Quem realmente anseia pela liberdade, não tem outro caminho além daquele que leva ao seu próprio coração, viajando nu e sozinho. Durante 65 anos K. trabalhou muito para deixar uma porta ou mesmo uma janela ou melhor ainda, um espaço vazio dentro do seu próprio coração. Use-o agora.A vida a partir do instante do nascimento até o momento da morte é um labirinto. O sentido da vida é encontrar a saída antes de morrer. Quanto mais cedo melhor. Onde está a saída? Como escapar do labirinto? Não há saída ou escape.Tudo está na entrada. Ela existe antes de a pessoa entrar, no momento antes de entrar lá.


Se nós morremos sem ter encontrado a saída, então nós alimentamos o labirinto como fizemos ao longo de nossa vida. A ignorância e a escuridão irão continuar. Isso é o que faz com que o mundo permaneça como está.

Para escrever sem erros, com uma sintaxe correta, organizando habilmente as palavras guardadas na memória é algo que qualquer pessoa com alguma formação pode fazer. Este não é o meu caso. Escrevo rápido e sem dúvidas ou esforço, vendo entre as palavras o que está sendo descrito. Isso é outra coisa completamente diferente. Conhecimento, que consiste de deduções, suposições, comparações, conclusões e opiniões, tem que ser demonstrado e precisa de cúmplices para apoiá-lo. Isso é que é ciência. “Ver”, não precisa de nada disso.
Eu não quero deixar dúvidas que eu não tenho, sobre o que eu vejo e sinto sobre J. Krishnamurti.
Tudo o que K. foi capaz de dizer e fazer durante sua vida, não tem qualquer valor, sentido ou significado, isolado da energia amorosa que fluía através dele.
Este algo, que não é alguma coisa , que é inominável e que fluía através Krishnaji, era o amor, a compaixão, a inteligência e a beleza. A intensidade foi tal que, para dar uma ideia, eu faço uma sugestão absurda: imagine que nunca ocorreu antes, e que não pode acontecer novamente com a mesma intensidade. Estas são formas de dizer e nomear o que é Inominável. O Ser-sendo está sempre lá. Não é algo que vem e vai.
Aconteceu também em Arunachala, na Índia. Vinte e cinco anos depois, Sri Ramana Maharshi deixou o seu corpo, a mesma poderosa compaixão, amor, inteligência, beleza e silêncio estavam presentes e vivos.
O que é ilusão nunca existiu e nunca existirá, o que é real nunca deixou de ser.


Nota final
"O quarto movimento" é uma biografia escrita pelo autor, onde, entre outras coisas, ele fala de sua relação com J. Krishnamurti, Poonja HW, Nisargadatta Maharaj e Ananda Mai-ma.


Consultas? Perguntas? Dúvidas?
jcarlos12silva@teleline.es
© 1999 Carlos Silva. Todos os direitos reservados.

O Krishnamurti Fundações K. é livre para publicar isso.
Original escrito em Castellanus (espanhol)
Todos os direitos reservados.
Copyright © 1996-1997
por Carlos Silva
PO Box: 2 2 3 - Vigo - Espanha
Endereço do original em Inglês:

( Tradução para o português : Alsibar e Google Translater)
Extraído de: http://alsibar.blogspot.com.br/2012/07/reflexoes-sobre-j-krishnamurti-sua.html

****


Publicado em 04/05/2012
J.Krishnamurti - Por que você não muda? Qual seria sua Resposta?

Montagem e Legenda realizada a partir do video: " O Desafio da Mudança" que pode ser encontrado completo e com legendas em jkrishnamurti.org.

http://youtu.be/qonClbGevVM




Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



7 comentários:

  1. Sem palavras... Um depoimento de sensibilizar coração.
    Meus parabéns.
    Para mim este texto foi uma revelação, pois outros, ao tocar neste assunto sobre esta relação amorosa, não foram explícitos nem relevantes.
    Agradeço de coração a oportunidade que me foi dada de ler na íntegra essas reflexões.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não achei referências sobre o livro O Quarto Movimento...
    Agradeceria uma dica a respeito, onde posso encontrá-lo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ola, se aquilo que se vê é pessoal e intransferível como fazer d outros compreender K foi ouvido, analisado e debatido mais não compreendido, primeiro porque o que era falado não cabia no movimento do conhecido, palavras e Experiencias dentro do pensamento só atrapalha o que se mostra no Movimento e Repouso.

    ResponderExcluir
  6. É uma viagem imensa.
    Um labirinto imenso que nos dá a ilusão de que um desses caminhos nos poderá levar à tal verdade, que nem sabemos o que é nem para que serve.
    É de facto preciso ser sério e ponderar se todas as fórmulas, todas as buscas, todos ideais, ensinamentos tidos como verdades absolutas, afinal não passaram de ilusão.
    Como poderá algo Grandioso e Infinito lidar com a minha ingenuidade, estupidez e tudo aquilo com que fui formatado?
    Mesmo que já tenha percebido claramente a inutilidade de todos os credos, paradigmas, religiões como coisa claramente formada pelo Pensamento...tudo bem...e agora que faço com a mágoa, a raiva, ressentimento que ainda resta?
    Percebo que nada.
    Como se pode deixar de sofrer, se esse Amor está ausente?
    Mas parece haver algo de abençoado em notar que esse amor está ausente.
    Isso é tão sério, que por vezes parece fazer levantar uma suave brisa de entendimento, um sentimento similar ao que senti pela primeira vez, quando li num dos meus livros ainda jovem, esta frase : -"Deves começar por saber que já chegaste.".

    Nem sabemos o que queremos.
    Mas o que sentimos?
    Talvez um sentimento verdadeiro, facto, possa para começar, ser definido simplesmente como contínua inquietação.
    Nunca estamos bem com nada.
    Então, pode isso parar, pode o sofrimento e esta ânsia não se sabe de quê, acabar de vez?
    Agora,sem tempo?
    Pode, não sabemos em que momento, mas pode.
    Se este observar Agora, nos revela essa tremenda energia Infinita,a morte tal como a temos interpretado através medo do desconhecido, deixará certamente de fazer sentido.

    Os agradecimentos ao autor deste artigo.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia percebo com muita claridade o ensinamento de K e a sua essência. É como uma língua estrangeira que no começo não fazemos ideia, mas com a pratica ela se torna fluente...

    ResponderExcluir