1

Turiya: O estado natural do Ser - por Ramana Maharshi

Clique aqui para comentar esta publicação


Turiya: O estado natural do Ser

Ramana Maharshi

Pergunta: O que é o estado Turiya?

Bhagavan: Existem apenas três estados, vigília, sonho e sono. Turiya não é um quarto estado, ele é o que sublinha esses três. Mas as pessoas não o compreendem de imediato. Por isso, é dito que esse é o quarto estado e é a única Realidade. Na verdade ele não está à parte de tudo, pois forma o substrato de todos os acontecimentos, ele é a única verdade e é o teu próprio Ser. Os três estados aparecem como fenômenos fugazes sobre ele e depois se afundam para dentro dele. Portanto, eles são irreais. As imagens em um cinema são apenas sombras passando sobre tela. Elas tem seu aparecimento, se movem para frente e para trás, mudam de uma para outra, dessa forma são irreais, enquanto que a tela o tempo todo mantém-se inalterada. Da mesma forma, numa pintura: as imagens são irreais e a tela é real. Assim também é conosco: o mundo dos fenômenos, dentro ou fora, são apenas fenômenos passageiros e não são independentes de nosso Ser. Somente o hábito de olhar para eles como sendo reais e localizados fora de nós é que é responsável por deixar escondido o nosso verdadeiro Ser e aparente todo o restante. 
A única Realidade sempre presente, o Ser, ao ser encontrado, fará todas as outras coisas irreais desaparecerem, deixando como resíduo o conhecimento de que elas não são nada além do Ser. 
Turiya é apenas um outro nome para o Ser. Cientes dos estados de vigília, sonho e sono, continuamos inconscientes do nosso próprio Ser. No entanto, o Ser está aqui e agora, é a única Realidade. Não há nada mais. Enquanto dura a identificação com o corpo o mundo parece estar fora de nós. Apenas realize o Ser e ele não estará mais fora.P: Eu consigo entender a unidade na variedade, mas não consigo percebê-la.
B: Porque você está na variedade você diz que entende a unidade, que tem flashes da realidade, que se lembra dela, etc., você considera esta variedade como sendo real. Por outro lado, a Unidade é a realidade, e a variedade é falsa. A variedade deve ir antes que a unidade se revele, antes que revele a sua realidade. Ela é sempre real. Ela não envia flashes de seu ser nesta variedade falsa. Pelo contrário, esta variedade obstrui a verdade.
P: A graça é necessária para a remoção da ignorância.
B: Com certeza. Mas a Graça está o tempo todo aí. A Graça é o Ser. Não é algo a ser adquirido. Tudo o que é necessário é conhecer sua existência. Por exemplo, o sol é só brilho. Ele não vê escuridão. Ao passo que as pessoas falam da escuridão fugindo do sol enquanto ele se aproxima. Da mesma forma, a ignorância também é um fantasma e não é real. Devido à sua irrealidade, ao descobrirmos sua natureza irreal, se diz que ela foi removida. Novamente, o sol está lá e também está brilhando. Você está rodeado pela luz solar. Ainda assim, para você conhecer o sol você tem que voltar seus olhos na direção dele e olhar para ele. Da mesma forma, a Graça só é encontrada através de práticas, embora esteja aqui e agora.
P: Espero eu, que pelo constante desejo de me render, uma Graça crescente seja experimentada.B: Renda-se de uma vez por todas e acabe com os desejos. Enquanto o senso de ser o fazedor é mantido existe os desejos; isso também é a personalidade. Se isso for embora o Ser será descoberto brilhando de maneira pura. O senso de 'fazedor' é o aprisionamento, e não as próprias ações. "Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus." Aqui, quietude é a rendição total, sem nenhum vestígio de individualidade. A quietude prevalecerá e não haverá agitação da mente. A agitação da mente é a causa do desejo, do senso de fazedor e da personalidade. Se ela é interrompida, há serenidade. Desse modo, "Saber" significa "Ser". E não é um conhecimento relativo envolvendo a tríade - conhecimento, sujeito e objeto.P: Após o retorno da consciência-corpo...
B: O que é a consciência-corpo? Diga-nos isso primeiro. Quem é você à parte da consciência? O corpo é encontrado porque há consciência-corpo que surge da "consciência-eu", que novamente surge da Consciência.


Consciência → 'consciência-eu' → consciência-corpo → corpo.
Há sempre a consciência e nada mais que isso. O que você está agora considerando ser a consciência-corpo deve-se à sobreposição. Se houvesse somente a consciência e nada além dela, o significado da Escritura 'Atmanastu kamaya bhavati priyam sarvam' (Todos são queridos por causa do amor do Ser) se tornaria claro.

**********
"E então me invocareis, e ireis, e passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte." (Jr. 29: 12-14)
**********************
LEIA TAMBÉM
09.04.2011 - 'Estado de Turiya' e P&R

*ARCANJO ANAEL* - 09 de Abril de 2011 - AutresDimensions


http://portaldosanjos.ning.com/profiles/blogs/arcanjo-anael-1a-parte-9-de
 e

http://portaldosanjos.ning.com/profiles/blogs/arcanjo-anael-2a-parte-9-de

Isso participa, inegavelmente, do Abandono à Luz.

http://api.ning.com/files/8lwm9q2LcDmWokTC-wwzRIhkj9fT32FZzaB5A2tNAeFxX0*xEzG4qpVQ9HiqpNjuVz0W412G-lMrmZBB7OUqElIOoeWnDbK*/eixoAlfaemega.gif 
É pelo aprendizado (mais ou menos completo, mais ou menos conduzido) das experiências que vocês fazem, em meio à nova Consciência, que lhes será permitido viver a diferença entre a consciência ordinária e a Consciência Turiya.
Lembrem-se de que toda Consciência deve viver a Passagem, de que toda Consciência deve viver o Reencontro com a Luz.
http://www.portaldosanjos.net/2011/11/anael-13-de-novembro-de-2011.html


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



Um comentário:

  1. Despite these implications, this research has some limitations, together with responder biases and reliance on self-reporting, 1xbet doubtlessly resulting in the incorrect recall of previous behaviors. Given the usually unlawful nature of several of} variables of curiosity, additionally it is possible that the participants may have deliberately failed to report certain actions. The different limitation of this research is that the measurement of cognitive and psychological components was insufficient comparability with} the gambling-related components. First, further investigation of cognitive and psychological components is required to extra comprehensively perceive the playing components.

    ResponderExcluir